ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

Será apresentado o conceito de Governança Tecnológica e os aspectos relacionados pelas metodologias COBIT e ITIL. Dois conceitos muito utilizados, por profissionais de tecnologia da informação na gestão de TI. Juntos, eles são uma base robusta para a governança e a gestão dos serviços de TI, não importando se são serviços internos, terceirizados ou parceiros de negócios. Um se preocupa em orientar as organizações na implementação, operação e melhoria dos processos de governança e gestão de TI (COBIT). E o outro oferece orientações de boas práticas para gestão e execução de serviços de TI, sob a perspectiva da geração de valor ao negócio (ITIL). As empresas e profissionais que buscam resolver suas necessidades de negócio na área de gestão serão melhor servidos se considerarem o uso dos dois modelos ao mesmo tempo. Pois, maximiza o alcance das metas corporativas, potencializando suas forças e adaptando seu uso conforme a necessidade.

Módulos

Modulo I: COBIT


•    1.1 O que é COBIT?
•    1.2 Recursos de TI
•    1.3 PDCA
•    1.4 Matriz Raci
•    1.5 Níveis de Maturidade
•    1.6 Planejar e Organizar
•    1.7 Adquirir e Implementar
•    1.8 Entregar e Suportar
•    1.9 Monitorar e Avaliar
•    1.10 Certificação COBIT



Modulo II: ITIL


•    1.1 O que é ITIL?
•    1.2 Estratégia do Serviço de TI
•    1.3 Desenho do Serviço
•    1.5 Processos
•    1.6 Transição de serviços de TI
•    1.7 Operação de Serviço de TI
•    1.8 Melhoria Continua no Serviço de TI
•    1.9 Certificação ITIL

Objetivo

O que vamos aprender no curso de Gestão em TI na Qualidade de Serviços?

Vamos aprender sobre os principais conceitos sobre gerenciamento de serviços para criação de valor, ofertas de serviços, relações de serviço, obtenção de resultados, gerenciamento de custos, mitigação de riscos e medição da utilidade e garantia de um determinado serviço. Bem como identificar o ciclo de vida das implementações e entender os modelos de referência do COBIT.

Carga Horária: 80 horas

Metodologia
Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 80 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.
Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:

Modulo I: COBIT
Modulo II: ITIL

ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

 

Ao longo dos anos existiram diversos modelos e padrões em diversas áreas com estruturas, formatos, termos, maneiras de medir a maturidade. Devido a grande evolução da Tecnologia as questões relativas à qualidade de software e serviços vêm ganhando importância no cenário mundial, pois há uma necessidade maior de controle, transparência e previsibilidade das organizações.

Sabe-se que no dia dia-a-dia dentro das organizações é caracterizado por uma grande pressão no que se refere a prazos de entrega, custos e qualidade daquilo que se está produzindo, na prestação de serviços.  Muitas organizações possuem dificuldades em gerenciar tais atividades, sendo comum a ocorrência de atrasos, orçamento limitado, e sistemas que ficam aquém do esperado.

Portanto, manter a qualidade no desenvolvimento de software é um desafio enfrentado por muitas organizações. Sempre que o sistema é atualizado, é necessário ter atenção redobrada para não gerar erros decorrentes das funcionalidades recém-criadas ou fazer com que uma função pré-existente deixe de funcionar. Para minimizar esses riscos, utilizar o controle de qualidade no desenvolvimento de softwares é a solução.

 

Módulos

 

Módulo I: CMMI

 

 

 

Módulo II: MPS-BR

 

 

 

Módulo III: NORMAS DE QUALIDADE

 

 

Objetivo

O que vamos aprender no curso de Qualidade de Softwares em TI?


O objetivo deste curso é fornecer uma visão geral sobre dois modelos de maturidade de software visando à qualidade do produto gerado e a consequente satisfação dos seus clientes, através dos modelos de referência. O CMMI é um modelo internacional, desenvolvido pelo Software Enginnering Institute – SEI; e o MPS-BR é um modelo nacional, criado de acordo com a realidade das empresas brasileiras, visando à melhoria do processo de software no Brasil. Tais modelos podem ajudar as organizações que almejam aprimorar seus processos de desenvolvimento de software, tornando-se assim mais competitivas. Carga Horária: 80 horas

Metodologia
Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 80 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.
Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:

Módulo I: CMMI
Módulo II: MPS-BR
Módulo III: NORMAS DE QUALIDADE

ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

A tecnologia está presente em nosso cotidiano, e devido a grande evolução da mesma, aprender os conhecimentos de um curso informática básica, se tornou essencial. Os computadores tornaram-se uma ferramenta que melhora a produtividade, processa dados diversos e provê comunicação entre as pessoas. Percebe-se um número grande de pessoas com dificuldade na área de computação ou que não tem conhecimento algum sobre a utilização de uma ferramenta de informática, desenvolvendo uma espécie de aversão ou mesmo fobia ao se deparar com um computador. Portanto, adquirir um diploma que comprove as suas habilidades com informática, com certeza, vai fazer todo diferencial na sua progressão como servidor publico.

 

Módulos

Módulo I: Fundamentos da Informática

 

Módulo II: Sistemas Operacionais

 

Módulo III: Pacote Microsoft Office
Objetivo

No curso de Informática Básica, o aluno entenderá sobre o conjunto de habilidades e conhecimentos mínimos sobre o hardware, softwares, navegadores, pacote office (edição de textos, planilhas, fotos, pastas, etc.), sistema operacional, tipos de cabos e conectores, digitação, armazenamento arquivos, migrar arquivos de um dispositivo para outro, fazer upload e download de conteúdo, entre outros. Carga Horária: 80 horas

 

Metodologia

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle.
Serão disponibilizados cursos no formato texto, vídeos e apresentações no formato powerpoint. Após visualizar todos os conteúdos o aluno deverá responder uma prova com 10 questões e obter uma média de acertos de 70% para obter o certificado.

Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 80 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.
Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:

Módulo I: Fundamentos da Informática
Módulo II: Sistemas Operacionais
Módulo III: Pacote Microsoft Office