ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

O Curso o Exercício da Liderança na Gestão Pública traz várias facetas que envolvem as habilidades necessárias para o exercício da liderança. Sabemos que entre a delegação de competência, administração do tempo, promover reuniões produtivas, incentivar a equipe a automotivar-se, comunicando-se de forma eficaz para empoderar a equipe a fazer coisas memoráveis e que alcance resultados expressivos para a construção de uma sociedade mais consciente do seu papel enquanto agentes de mudança. É nesse contexto que nasce a figura do LÍDER. Aquele que se emociona e faz emocionar seus liderados fazendo-se propulsor das realizações, mas consentido todo o tempo a participar honrosa de sua equipe.
Ser Gestor Público é se colocar como elemento agregador entre os anseios da sociedade e os desafios inerentes a função, aos quais necessita buscar soluções cotidianamente.
Parabéns a você que ao adentrar neste ambiente, propicia a si próprio, uma profusão de indagações e inquietudes reflexivas, sem as quais não se consegue forjar a construção de um Líder.

Módulos

Módulo I - DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA – ASPECTOS PREPONDERANTES

Aspectos a serem abordados:

Vídeos


Módulo II - O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DO LÍDER

Aspectos a serem abordados:

Vídeos


Módulo III - O LIDER MOTIVADOR NO SUCESSO DA EQUIPE

Aspectos a serem abordados:

Vídeos

 

Módulo IV - COMO CONDUZIR REUNIÕES PRODUTIVAS

Aspectos a serem abordados:

Vídeo


Módulo V - COMO O GESTOR PÚBLICO ADMINISTRA O TEMPO

Aspectos a serem abordados:

Vídeo


Módulo VI - EMPOWERMENT

Aspectos a serem abordados:

Vídeo

 

Objetivo

Sensibilizar os participantes para os amplos aspectos que envolvem o exercício da liderança, tornando-os mais conscientes da importância do papel do Gestor Público enquanto fomentador de resultados eficazes para a sociedade.

Metodologia

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle.
Serão disponibilizados cursos no formato texto, vídeos e apresentações no formato powerpoint. Após visualizar todos os conteúdos o aluno deverá responder uma prova com 10 questões e obter uma média de acertos de 70% para obter o certificado.

Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 60 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.

 

Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:
Módulo I - DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA – ASPECTOS PREPONDERANTES
Módulo II - O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DO LÍDER
Módulo III - O LIDER MOTIVADOR NO SUCESSO DA EQUIPE
Módulo IV - COMO CONDUZIR REUNIÕES PRODUTIVAS
Módulo V - COMO O GESTOR PÚBLICO ADMINISTRA O TEMPO

ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

É com prazer que abriremos mais uma fonte de conhecimentos, reflexão e, quem sabe, práticas sobre o trabalho de todos nós.
O trabalho é fonte de existência do ser humano, e muitas vezes é confundido com sua própria vida; basta perguntar a alguém como se sente quando está sem ocupação. Na maioria das vezes não está confortável. Falar de nossa competência é falar de nós enquanto essência e é por isso que aborda-se este tema neste Curso, numa discussão efetiva sobre o modo como nos comportamos em nosso trabalho, em nossa profissão Pública.

Ser competente e ter competências são coisas iguais ou diferentes ?

Ser competente está relacionado com um bom desempenho numa determinada tarefa, o que não garante que esse desempenho será bom sempre. Foi competente por casualidade. Ter competências para a realização de uma tarefa significa ter conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o desempenho dela e ser capaz de colocar esse potencial em prática sempre que for necessário. Então podemos definir competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação.

Todo profissional do serviço público tem um perfil de competências que compreende competências técnicas e comportamentais.

Módulos

Módulo I

Para Leitura:

Vídeos:

Apresentação Power Point:


Módulo II

Para Leitura:

Vídeo:


Módulo III

Para Leitura:

Vídeo:


Módulo IV

Para Leitura:

Vídeo:


Módulo V

Para Leitura:

Vídeo:


Módulo VI

Para Leitura:

Vídeos:

 

Objetivo

Oferecer aos servidores públicos o conhecimento necessário para garantir um melhor atendimento no funcionalismo público.

Metodologia

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle.

Serão disponibilizados cursos no formato texto, vídeos e apresentações no formato powerpoint. Após visualizar todos os conteúdos o aluno deverá responder uma prova com 10 questões e obter uma média de acertos de 70% para obter o certificado.

Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 20 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.
Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:
Módulo I - Introdução a excelência
Módulo II - Eficácia e Origem da Comunicação
Módulo III - Noções de Atendimentos e Relacionamentos
Módulo IV - Relação com Publico e a Arte de Conviver
Módulo V - Excelência Profissional
Módulo VI - Energia Motivacional e seus Ciclos.

ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado. 

Descrição

 

No curso de Introdução as Práticas e Fundamentos da Administração, o Aluno entenderá sobre os Fundamentos da Administração, Importância dos Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Comunicação.

 

Módulos

 

Módulo I: Fundamentos de Administração

· 1.1 O que é Administração

· 1.2 Qual o Conceito de Administração?

· 1.3 Conceito de Organização

· 1.4 Porque as Organizações são necessárias?

· 1.5 Os objetivos do Administrador na Organização

· 1.6 As funções do Administrador na Organização

· 1.7 Tipos de administradores

· 1.8 Características necessárias para o Administrador moderno

Módulo II: Recursos Humanos

· 2.1 A Importância dos Recursos Humanos

· 2.2 Conceito de Gestão de Pessoas

· 2.3 As pessoas como parceiras da organização

· 2.4 Como é a Gestão de Pessoas Moderna?

· 2.5 As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais

· 2.6 Objetivos da Gestão de Pessoas

Módulo III: Administração de Recursos Humanos

· 3.1 Relações Industriais

· 3.2 Os objetivos da GP

· 3.3 Os processos da Gestão de Pessoas

· 3.4 Políticas de Recursos Humanos

· 3.5 O que é Staff

 

Objetivo
Metodologia

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle.

Serão disponibilizados cursos no formato texto, vídeos e apresentações no formato powerpoint. Após visualizar todos os conteúdos o aluno deverá responder uma prova com 10 questões e obter uma média de acertos de 70% para obter o certificado.

Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 80 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.
Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:
Módulo I: Fundamentos de Administração
Módulo II: Recursos Humanos
Módulo III: Administração de Recursos Humanos

ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

Ao contrário dos cidadãos e das instituições privadas, que dispõem de ampla liberdade para adquirir, alienar ou locar bens e serviços, o Poder Público, para fazê-lo, vê-se obrigado a adotar um procedimento preliminar, em rigorosa conformidade com a lei, procedimento esse denominado licitação.

Tal obrigatoriedade decorre da devida observância aos princípios administrativos gerais elencados no caput do artigo 37 da CF/88 (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), bem como também aos preceitos da Isonomia; da Probidade; e da Indisponibilidade do interesse público.

Cabe destacar, entretanto, que a licitação é apenas um procedimento preliminar e preparatório do futuro contrato, não conferindo ao vencedor nenhum direito subjetivo à contratação, mas apenas uma expectativa de direito. Assim, finda a licitação, não está a Administração obrigada a celebrar o contrato, mas, se o fizer, obriga-se a fazê-lo apenas com o proponente que venceu a licitação.

As licitações públicas estão disciplinadas pela Lei Federal nº 8.666/93, conhecida como “Estatuto Licitatório” ou como “Lei de Licitações e Contratos Administrativos” (alterada pela Lei nº 8.883/94 e Lei nº 9.648/98), trazendo normas gerais a serem cumpridas por todos os entes da Federação (pois a União tem competência privativa para legislar sobre normas gerais de licitação). Nada impede, porém, que Estados, Municípios e o Distrito Federal editem normas peculiares para suas licitações, desde que não contrariem as normas gerais da Lei Federal nº 8.666/93.

Módulos

Módulo I - Licitações Públicas

1.1. Introdução 
1.2. A realidade das compras públicas do Brasil 
1.3. Conceito e finalidades 
1.4. Princípios aplicáveis 
1.4.1. Princípios administrativos constitucionais 
1.4.2. Princípios infraconstituicionais 
1.4.3. Princípios Licitatórios Específicos 
1.5. Atos e fases do procedimento licitatório 
1.5.1. Audiência pública 
1.5.2. Edital 
1.5.3. Recebimento da documentação e propostas 
1.5.4. Habilitação 
1.5.5. Julgamento das propostas 
1.5.6. Homologação e Adjudicação 
1.6. A Comissão de Licitação 
1.7. Modalidades de Licitação da Lei nº 8.666/93 
1.7.1 Concorrência 
1.7.2 Tomada de preços 
1.7.3 Convite 
1.7.4 Concurso 
1.7.5 Leilão 
1.8. Modalidade de licitação da Lei nº 10.520/2002 (PREGÃO) 
1.9. Regime Diferenciado de Contratação - RDC 
1.10. A Licitação para Registro de Preços 
1.10.1. A questão da “carona” na Ata de registro de preços. 
1.11. Tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas (Lei Complementar nº 123/2006). 
1.12. Exceções à regra de licitar 
1.12.1. Dispensa de licitação 
1.12.2. Inexigibilidade de licitação 
1.13. Os crimes licitatórios (sanções penais)


Módulo II - Contratos Administrativos

2.1. Introdução 
2.2. Princípios Gerais 
2.3. Conceito e Características do Contrato Administrativo 
2.4. Peculiaridades do contrato administrativo 
2.5. Pressupostos Interpretativos do Contrato Administrativo 
2.6. Instrumento contratual 
2.6.1. Publicação do contrato Administrativo. 
2.6.2. Conteúdo do contrato administrativo 
2.6.3. Cláusulas Essenciais 
2.7. Direitos das partes 
2.8. Obrigações das partes 
2.9. Execução do Contrato Administrativo 
2.10. Inexecução do Contrato Administrativo 
2.10.1. Inexecução culposa 
2.10.2. Inexecução sem culpa 
2.11. Alterações contratuais 
2.11.1. Reequilíbrio econômico-financeiro do contrato 
2.11.2. Reajustamento de preços e tarifas 
2.11.3. Revisão do contrato administrativo 
2.11.4. Variações quantitativas no objeto do contrato 
2.12. Controle do contrato administrativo
2.13. Exigência de garantias 
2.14. Rescisão do contrato administrativo 
2.14.1. Rescisão Administrativa 
2.14.2. Rescisão Amigável 
2.14.3. Rescisão Judicial 
2.14.4. Rescisão de Pleno Direito 
2.15. Aplicação de penalidades contratuais

Módulo III - Controle Administrativo

3.1. Introdução Recurso
3.2. Considerações gerais sobre a gestão pública Recurso
3.3. Noções gerais sobre controle administrativo Recurso
3.4. Conceito, finalidade e abrangência Recurso
3.5. Espécies de controle Recurso
3.5.1. Quanto ao órgão que exerce Recurso
3.5.2. Quanto ao momento em que se efetua Recurso
3.5.3. Quanto à extensão Recurso
3.5.4. Quanto à localização Recurso
3.6. O Controle Interno Recurso
3.6.1. Funções do Controle Interno Recurso
3.6.2. Controle Interno exercido mediante provocação Recurso
3.6.3. Recursos Administrativos
3.6.4. Coisa julgada administrativa Recurso
3.6.5. Prescrição administrativa Recurso
3.6.6. O silêncio da Administração Pública Recurso
3.7. Controle Externo Recurso
3.7.1. Controle legislativo Recurso
3.7.1.1. Controle pelo Tribunal de Contas Recurso
3.7.2. Controle Judicial Recurso
3.7.2.1. Limites do controle judicial Recurso
3.7.2.2. Prerrogativas da Administração Pública nos processos judiciais Recurso
3.7.2.3. Meios de efetivação do controle judicial Recurso
3.7.3. Controle político Recurso
3.7.4. Controle Social Recurso
3.8. Tendências atuais de controle da administração Recurso
Conclusão

Objetivo

Transferir o conhecimento sobre o Licitações, Contratos e Controles Administrativos aos participantes.

Metodologia

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle.
Serão disponibilizados cursos no formato texto, vídeos e apresentações no formato powerpoint. Após visualizar todos os conteúdos o aluno deverá responder uma prova com 10 questões e obter uma média de acertos de 70% para obter o certificado.

Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 80 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.
Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:
Módulo I - Licitações Públicas
Módulo II - Contratos Administrativos
Módulo III - Controle Administrativo

ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

Este curso é voltado para profissionais motoristas que buscam reciclar-se e estarem preparados  para o mercado altamente competitivo e globalizado.

Módulos

 

Módulo 01 – Direção Defensiva

 

Módulo 02 – Conheça seu carro:

 

Módulo 03 –  O Manual do Motorista:

 

Módulo 04 –  Etiqueta Profissional:

 

Módulo 05 –  Sugestões para calibrar sua imagem Profissional:

  • Regras de Ouro.
Objetivo

Oferecer conhecimento para motoristas e profissionais do serviço público para que possam contribuir com a sociedade tornando o trânsito mais seguro.

Metodologia

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle.

Serão disponibilizados cursos no formato texto, vídeos e apresentações no formato powerpoint. Após visualizar todos os conteúdos o aluno deverá responder uma prova com 10 questões e obter uma média de acertos de 70% para obter o certificado.

 

Publico-Alvo

Motoristas e profissionais do serviço público visando reciclarem-se.

 

Carga Horária 40 Horas
Pré-Requisitos

 

  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.

 

Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:
Módulo 01 – Direção Defensiva
Módulo 02 – Conheça seu carro:
Módulo 03 – O Manual do Motorista:
Módulo 04 – Etiqueta Profissional:
Módulo 05 – Sugestões para calibrar sua imagem Profissional

ATENÇÃO: É obrigatório cumprir a carga horária do curso para emissão do certificado.

Descrição

Em decorrência do mau estigma que, infelizmente (e injustamente na maioria dos casos) envolve os servidores públicos, esse é um dos temas do Direito Administrativo que mais tem sofrido alterações substanciais nos últimos anos, especialmente a partir da chamada “Reforma Administrativa” (Emenda Constitucional nº 19/98), conforme veremos nesta apostila, suscitando uma série de questionamentos ideológicos a respeito do tema.

Módulos

Módulo I - Conceito de Servidor Público

1.1. Conceito de Servidor à luz da Constituição Federal
1.2. Conceito de Servidor à luz do Estatuto do Servidor Público

Módulo II - Cargo, Emprego e Função Pública

2. Cargo, Emprego e Função Pública
2.1. Cargo Público
2.1.1. Tipos de Cargo Público
2.2. Emprego Público
2.3. Função

Módulo III - Quadro de Servidores

3. Quadro de Servidores

Módulo IV - Regime Jurídico do Servidor Público

4.1. A Emenda Constitucional nº 19/98 e o fim do Regime Jurídico Único
4.2. O Regime Jurídico Estatutário
4.3. O Regime Jurídico Celetista
4.4. O Regime Especial de contratação (temporário)

Módulo V - O Estatuto do Servidor Público Civil do Estado do Tocantins

5.1. Considerações gerais sobre a Lei Estadual nº 1.818/2007 
5.2. Disposições preliminares do Estatuto.

5.2.1. Concurso Público 
5.2.2. Provimento 
5.2.3. Nomeação 
5.2.4. Posse 
5.2.5. Exercício 
5.2.6. Jornada de Trabalho 
5.2.7. Estágio Probatório 
5.2.8. Estabilidade 
5.2.9. Readaptação 
5.2.10. Reversão 
5.2.11. Reintegração 
5.2.12. Recondução 
5.2.13. Aproveitamento 
5.2.14. Vacância 
5.2.15. Remoção 
5.2.16. Redistribuição. 
5.2.17. Substituição

Módulo VI - Direitos e Vantagens

6.1 Vencimento, Subsídio e Remuneração 
6.2. Indenizações 
6.2.1. Ajuda de Custo 
6.2.2. Diárias 
6.2.3. Auxílios pecuniários 
6.2.3.1. Auxílio Funeral 
6.2.3.2. Auxílio Natalidade 
6.2.3.3. Auxílio Reclusão 
6.2.3.4. Salário Família 
6.3. Gratificações 
6.3.1. Gratificação pelo exercício de função de confiança 
6.3.2. Gratificação Natalina 
6.4. Indenizações pecuniárias 
6.4.1. Indenização pecuniária por serviços extraordinários 
6.4.2. Indenização pecuniária por serviço noturno 
6.4.3. Indenização pecuniária por insalubridade e periculosidade 
6.4.4. Complementação remuneratória de férias 
6.4.5. Indenização de Instrutoria 
6.4.6. Regime de Férias 
6.4.7. Licenças 
6.4.7.1. Licença para tratamento de saúde 
6.4.7.2. Licença por motivo de doença de familiar 
6.4.7.3. Licença maternidade ou por adoção 
6.4.7.4. Licença por afastamento de cônjuge 
6.4.7.5. Licença para o serviço militar 
6.4.7.6. Licença para atividade política 
6.4.7.7. Licença para capacitação ou especialização 
6.4.7.8. Licença para tratar de interesse particular 
6.4.7.9. Licença para o desempenho de mandato classista 
6.4.8. Afastamentos 
6.4.8.1. Afastamento para servir a outro órgão ou entidade 
6.4.8.2. Afastamento para exercício de mandato eletivo 
6.4.8.3. Afastamento para estudo em outra unidade da federação ou no exterior 
6.4.8.4. Afastamento para missão no exterior 
6.5. Concessões 
6.6. Tempo de serviço 
6.7 Direito de Petição 
6.8 Deveres e proibições 
6.9. A questão da acumulação 
6.10. Regime Disciplinar 
6.11.Penalidades Administrativas

Módulo VII - Garantias Constitucionais

7.1 Aposentadoria
7.2. Pensão
7.3 Direito de greve e de livre associação sindical
Conclusão


 

Objetivo

Concientizar o Servidor Público dos seus direitos e deveres.

Metodologia

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle.
Serão disponibilizados cursos no formato texto, vídeos e apresentações no formato powerpoint. Após visualizar todos os conteúdos o aluno deverá responder uma prova com 10 questões e obter uma média de acertos de 70% para obter o certificado.

Publico-Alvo

Todos os servidores interessados.

Carga Horária 60 Horas
Pré-Requisitos
  • Computador com aplicativos capazes de abrir arquivos no formato ppt e pdf.
  • Conexão à internet com velocidade mínima de 100.
  • Navegador de Internet com plug-in para flash e suporte a cookies.
Investimento Gratuito
Conteúdo Programático:

Módulo I - Conceito de Servidor Público
Módulo II - Cargo, Emprego e Função Pública
Módulo III - Quadro de Servidores
Módulo IV - Regime Jurídico do Servidor Público
Módulo V - O Estatuto do Servidor Público Civil do Estado do Tocantins
Módulo VI - Direitos e Vantagens
Módulo VII - Garantias Constitucionais